sábado, 12 de setembro de 2009

As férias e as vindimas

Quando se pensa em vindimas, dificilmente se poderá pensar em férias. Sim. As vindimas não são nenhuma brincadeira. No Douro, esse esforço é ainda maior. A paisagem, ainda que desarmante sob qualquer ponto de vista, não serve de alívio a quem transporta os cestos vindimos pelos degraus íngremes que separam as videiras cheias de uvas e o transporte para as adegas onde o vinho é feito. E sejam as vindimas feitas debaixo de sol ou de chuva, o suor do esforço que se pede a todos os intervenientes não engana. É preciso trabalhar duro.

No Douro, onde o rio é o sangue da terra que o cerca, onde o clima pode, e é-o muitas vezes, extremo (o provérbio transmontano "9 meses de Inverno e 3 de Inferno" aplica-se, ou não fosse a antiga província de Trás-os-Montes e Alto-Douro). As vindimas são o expoente máximo da Vida desta região, o que implica que depois do trabalho vem a festa, mas como diziam na série Fame, "here is where you start paying. In sweat!".

Ora, dito isto tudo, pode parecer um contra-senso que quando chegámos, a vindima propriamente dita, já tivesse acabado. Infelizmente, a viagem de Lisboa ao Douro ainda demora umas horas, apesar das novas vias que as ligam, esta vinha em particular é pequena em dimensão e a produção do ano não é muita. Assim, perdemos o "Almoço" e chegámos já tarde para a "Ceia", os restantes participantes já tinham "ceado", mas ainda fomos a tempo de comer da feijoada, tudo isto antes das 14h30 da tarde.

Reza a tradição (ou uma das) que o trabalho se inicie às 07h00 da manhã. Que a primeira refeição dos trabalhadores, na primeira paragem para descanso às 09h00, seja servida sopa de loivos (cebola e arroz) e se comam sardinhas assadas. Que a "Ceia" seja servida normalmente pela hora do almoço. Não se iludam. O trabalho (não confundir com o emprego) continua depois da "Ceia". Para aqueles que pensam que nunca irão conseguir comer às horas mencionadas, aconselho que reservem já o vosso lugar numa vindima. Possivelmente recordarão esse dia como um dos mais bem passados. Estarão cansados à hora do "Almoço" e a sopa, quer faça chuva ou sol, saber-vos-á a um manjar de príncipe; Ansiarão pela "Ceia" um pouco antes da Patroa chamar; Trabalharão como nunca pensaram que fosse possível; Quando acaba, desejarão que assim não tivesse acontecido e se tiverem feito tudo com Alma garanto-vos que dormirão como já não dormem à muito. A não ser que estejam de férias, escolham umas vindimas que se realizem ao sábado. Doer-vos-ão os músculos que conhecem para além dos outros todos. E chamarão ao dia da vindima, um dia.

Sem comentários: