sábado, 26 de junho de 2010

As nossas férias - 2010 Junho


Férias são sempre um tempo de descanso ou pelo menos de fugir à rotina diária que nos ocupa os restantes dias do ano.

Estas férias foram menos movimentadas que anteriores. Depois de percorrer a costa em direcção a Norte, começámos por ficar no primeiro paraíso que encontrámos, o Baleal.

A "Casa das Marés 3", fica no limite norte da península, depois de passarmos pela língua de areia que liga o "continente" à "ilha". O quarto em que ficámos, apesar de pequeno em dimensões, é grande na vista que podemos observar pelas janelas do mesmo. O mar e a península de Peniche em fundo, com um toque de Berlengas e uma quietude relaxante é um dos melhores destinos de férias onde tive oportunidade de estar.

Um pouco mais a Norte, em S. Pedro de Moel, a situação é igualmente de sonho. O facto de ainda não estarmos em época alta e o movimento observado ser quase nulo, permite descansar e usufruir dos espaços, quase em exclusivo. O Hotel Mar e Sol onde ficámos situado no extremo Norte da localidade, muito perto do farol "Penedo da Saudade", um ex-libris desta estância é um valor seguro. Os quartos têm dimensões muito boas e a preços que são expectáveis para um estabelecimento desta qualidade.

Como acrescento, o cuidado observado na manutenção desta praia, dos seus edifícios e das suas praças é digno de nota e que nos deixa muito sensibilizados.

Finalmente, Costa Nova, concelho de Ílhavo, a pouco mais de 10 Km de Aveiro, é outro paraíso na terra portuguesa. Sem falar no cuidado que se observa em conservar as tradições, nomeadamente as famosas casas às riscas (antigos palheiros para guardar as artes da pesca), que vemos  cada  vez em maior número, muitas delas a serem recuperadas e tratadas com o carinho que merecem, são sem dúvida, um dos grandes atractivos que podemos encontrar por aqui, mas não o único.

Sem comentários: